segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Entrevistando Organizadores - Bernardo Aurélio



Nome: Bernardo Aurélio
Idade: 30, com cara de 29
Ocupação: Gerente de livraria especializada em quadrinhos
Onde mora em Terehell: Ininga (na minha livraria)


Qual evento você organiza?
A Feira HQ

Demora muito tempo para organizá-lo?
Muito. É um evento anual. Ele começou a ser organizado em 1999 e em 2012 aconteceu a 12ª edição, logo teve ano que não aconteceu o evento.


Como você escolhe os Staffs?
Diferente dos eventos de animes que acontecem em Teresina, a Feira HQ é gratuita (com excessão do seminário, que começamos a cobramos em 2008 e neste ano). Logo, todos os representantes do staff são voluntários. Não existe uma seleção. Ajuda quem pode e quem quer.
O Núcleo de Quadrinhos, que organiza a Feira, é uma associação e terá eleições em janeiro de 2013. Já estamos divulgando para formarmos chapas.


Reconhece a existência de “panelinhas”?
Sempre existe. No meio da Feira HQ, que é um evento sobre quadrinhos, envolvendo vários gêneros e estilos de quadrinhos, as "panelinhas" ficam até mais evidente. Mas é bom ver que, apesar das diferenças, nos juntamos pra fazer um evento maior que essa pequinez boba de um grupo querendo ser melhor que outros.

O publico de otakus de Teresina te deixa preocupado quanto a comprarem ou não ingressos, ou mesmo seu comportamento dentro do evento?
Acho que os otakus precisam pagar. Vá ver quanto custa um ingresso no SANA. Eles tem uma boa programação que não dá pra comparar com os eventos daqui, mas pra conseguirem isso, viram a coisa como um grande negócio, se organizaram e fizem um dos maiores eventos do gênero no país. Os otakus tem que pagar, mas os organizadores tem que fazer algo cada vez melhor.
Comportamento dos otakus ou de todos em geral é algo delicado. Particularmente, não é algo que me preocupa, mas a Feira HQ é um evento público e aberto para todos os públicos, inclusive crianças menores, bem pequenas. Algumas coisas podem assustar pais. Cada coisa no seu lugar.
De maneira geral, tenho vergonha de otakus que dizem coisas como "queria ter nascido no japão" ou "a cultura japonesa é a melhor". Esse tipo de comportamento é imbecil e sempre incomoda.

E os concursos; dança, desenho, cosplay, dá pra fazer melhor?
Sempre dá. Esse é o problema, ou a solução.

O maior problema atualmente é a falta de um espaço adequado e acessível? Porque não arriscar em outros lugares?
Qual lugar? Teresina sofre desse tipo de problema e não é somente para exibição de desenhos animado ou encontros de otakus. Não existe uma galeria de arte moderna na cidade. Não existe lugar para se fazer intervenções. Existem pouquíssimas salas de cinema na cidade. Talvez o centro de convenções se torne um bom lugar quando concluírem a reforma.

Existe um certo “lucro” pessoal? A maior reclamação por parte do publico gira em torno do preço da entrada em contrapartida não haver muitas atrações?
A Feira HQ não tem lucro. Em algumas edições conseguimos dividir uma grana ente uns 10 a 15 envolvidos, para cobrir custos pessoais. É como disse antes: é preciso pagar. Otakus não fazem esses eventos só por amor aos animês e mangás.
Com relação à Feira, eu tenho ganhos pessoais porque tenho minha livraria onde vendo quadrinhos, e vendo também minha imagem de pesquisador e escritor de quadrinhos. Coloco meu nome à disposição dos meios.

Incentivo e apoio, são difíceis?
São sim. Praticamente trabalhamos com o patrocínio do BNB e apoio do Governo do Estado, que cedem o espaço.

Acha que estamos saturados de “eventos”?
Acho que não. Eles acontecem, o que?, uns 8 por ano? O público gosta. É presente. Se reúne. Isso por si só já é importante.

Notei uma melhora em alguns eventos, percebeu isso no publico que freqüenta?
A Feira melhorou bastante nos últimos dois anos. Isso nos deixou muito felizes. Não tenho cereza quando aos eventos específicos de animês, apenas que o público parece permanecer na casa das 400 ou 500 pessoas. Parece que esses são os otakus de Teresina. Cadê os outros?

Já ficou com prejuízo?
Só desgaste de acusações e intrigas internas. Coisa normal em qualquer organização.

O que te levou a organizar eventos?
Em 1999 eu participei como público na Feira HQ. Não estava na organização. Expus meus desenhos. Gostei muito de participar. Em 2000, o grupo de pessoas que organizavam a Feira não fizeram mais o evento. Eu 2001 eu quis dar continuidade àquilo, pois se eu não fizesse, não saberia quando teria outro. Juntei uns amigos, fomos lá e fizemos.

Das coisas que podem dar errado no dia do evento, qual a pior? Já aconteceu alguma?
Contar com a ajuda de alguém que se compromete mas não aparece. Ter que depender de alguém que não pode comparecer. Já aconteceu, mas nada grave. Depois a pessoa volta e ajuda de novo.

Como você lida com as criticas, construtivas ou não?
Acho que sei receber críticas e me adapto a elas. Mas também tenho opiniões formadas e se percebo que as críticas não possuem embasamento nenhum, tranco logo a cara.


Quer continuar organizando?
Quero continuar a fazer a Feira. Mas não como presidente do Núcleo de Quadrinhos (NQ). Oficialmente, já fui reeleito. O NQ precisa de uma nova diretoria. Quero continuar como conselheiro.

Obrigada por participar, gostaria de dizer algo mais?
Paricipem do grupo Núcleo de Quadrinhos do Piauí no facebook ou acompanhem as notícias no site nucleodequadrinhos.blogspot.com.br
Participem da assembléia geral que acontecerá em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!