terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tipos de Cola

Essa é uma explicação sobre colas que achei muito tempo atrás para fazer o cosplay do Kusuriuri, então já que está aqui vou compartilhar ela com vocês.

[créditos ao autor]


Conhecer os diversos tipos de materiais é muito importante para o desenvolvimento de um cosplay. Nesse tutorial vamos conhecer um pouco do universo das colas.
Encontramos no mercado uma infinidade de colas multiuso, mas nem sempre elas colam todo tipo de material. Escolher a cola certa para cada tipo de superfície proporcionará um resultado mais eficiente e duradouro.
COLA BRANCA (PVA – ACETATO DE POLIVINIL)
colas1.jpg
À base de água, é a mais segura e inofensiva das colas.
Cola materiais porosos que absorvam água como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparência quando seca, mas não é resistente à água.
Tempo de secagem: 30 minutos a 1 hora
Tempo de cura: 18 a 24 horas
COLA AMARELA (RESINA ALIFÁTICA OU COLA DE MARCENEIRO)
colas2.jpg
Líquido de coloração amarelada semelhante à cola branca. Difere-se por ser mais resistente ao calor e à água.
Tempo de secagem: 30 minutos
Tempo de cura: 12 a 18 horas
COLA DE CONTATO (COLA DE SAPATEIRO)
 colas3.jpg
Adesivo à base de borracha que permanece flexível após a secagem. Pode ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plásticos. 
Sua aplicação é feita em ambas as peças e depois de seca é feita a junção das partes.
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de cura: 5 horas
Observação: Possui substâncias tóxicas. Não deve ser utilizada em ambientes fechados.
COLA QUENTE
 colas4.jpg
Cola em forma de bastão aplicada com pistola. Possui secagem rápida e é recomendada para materiais porosos. Muito prática para reparos rápidos, mas deixa um certo volume.
Tempo de secagem: 10 a 45 segundos
Tempo de cura: 24 horas
CIANOACRILATOS (COLA INSTANTÂNEA)
colas5.jpg
Cola aquosa de secagem rápida. Reage com a umidade microscópica encontrada em qualquer superfície. Possui uma liga muito forte e é recomendada para uso em materiais como o metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e borracha. Não é recomendável a aplicação em superfícies flexíveis por formar uma camada rígida ao secar.
Tempo de secagem: alguns segundos
Tempo de cura: 1 a 2 dias
Observação: Cola quase tudo e muito rápido. Tome cuidado. Em caso de colar os dedos, utilize acetona.
COLA OU SELANTE DE SILICONE
colas6.jpg
Forma uma liga forte e muito resistente à água e a altas e baixas temperaturas e permanece flexível após a secagem. É recomendada para o uso em metal, vidro, fibra de vidro, borracha, madeira, tecidos, alguns plásticos e cerâmica.
Tempo de secagem: 4 horas
Tempo de cura: 24 horas
ADESIVO EPÓXI
colas7.jpg
Adesivo composto de dois tubos, um com resina epóxi e outro com o catalisador que devem ser bem misturados na hora do uso. É muito forte, durável e resistentes à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, plástico, borracha, etc.
Tempo de secagem: 12 horas
Tempo de cura: 2 dias
Observação: Possui substâncias tóxicas que podem causar irritação nos olhos e pele.
COLA PLÁSTICA OU SOLVENTE
colas8.jpg
Cola espessa e pegajosa que age no material dissolvendo para unir as partes. É resistente e à prova d’água podendo ser usada para colar lonas e vinil.
Possui cheiro forte e não deve ser utilizada em ambiente fechado.
Tempo de secagem: 10 minutos
Tempo de cura: 24 horas
Observação: Cuidado ao aplicar em alguns plásticos.
Independente das especificações das colas, sempre faça um teste em uma amostra antes de aplicar na peça definitiva. Algumas colas possuem solventes que reagem com alguns materiais e podem estragar seu trabalho.


*secagem: é a etapa da colagem em que o adesivo perde sua umidade para o meio ambiente e para o substrato, concretizando a colagem.
*cura: é o termo utilizado para a etapa pós-secagem, onde os adesivos consolidam suas capacidades máximas de aderência e resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!